quarta-feira, 30 de julho de 2014

Kemetismo - Recronstrucionismo Egípcio




Em Hotep!
(Cumprimento Kemetico que quer dizer "Em Paz", deriva da expressão Ii-wy Em Hotep, "Seja bem-vindo Em Paz")

Bem... nesse post vou falar do Reconstrucionismo Egípcio, ou como é mais comumente chamado, Kemetismo, que vem da palavra Kemet(Terra Negra) e é como era chamado o Egito a 3000 anos atrás.
Resumir o Kemetismo é dizer que é o culto antigo do povo de Kemet sendo praticados nos dias de hoje.
Aí você pergunta: Então um Kemetista/Kemético é aquele que presta culto aos Deuses do Egito?! E eu respondo: Sim e não!! Porque se para ser kemético precisasse somente cultuar os Deuses egípcios teríamos muitos se intitulando como tal sem ser. Do mesmo modo que um Helenista não é apenas uma pessoa que cultua os Deuses Gregos, assim também não é para os Keméticos, Asatrus, Streghas e assim por diante!! Quando falamos de Reconstrucionismo, seja lá qual for, estamos dizendo que é realmente o culto, com todas as suas características originais¹, sendo praticada! Não esqueça disso.
O Kemetismo é uma Religião Africana, e tem semelhança com outras religiões africanas, como as religiões Yorubas, embora que a maioria das pessoas que conhecem um pouco dessas religiões conheçam apenas as que derivam delas, como o Candomblé, mas vale como exemplo. Essas religiões tem em comum a crença no Deus/Deusa(s) Patrono(s), ou seja, que tem uma ou mais Divindades que é conhecido como Seu(s) Pai(s) e/ou Sua(s) Mãe(s), além do incorporamento de Divindades e/ou entidades.
Os Kemeticos são politeístas, porém são um tipo "diferente" de politeístas, suas crenças são monólatras. Isso significa que acreditam em vários Deuses, mas todos derivam de um só. Eu descrevi mais ou menos o que é aqui. Mas resumindo a explicação seria que existe uma força primordial Chamado Netjer(significa Poder Divino) e de Netjer derivam os outros Deuses que os Kemeticos chamam de Nomes de Netjer. Além disso também acreditam que um Deus/Deusa pode ter vários aspectos ou se aspectar e/ou se fundir em outros, é um pouco confuso para quem está de fora, mas faz parte da crença do Kemetico. Vou dar um exemplo prático:
Yinepu, mais conhecido como Anúbis, é um Nome de Netjer com características de Deus do Duat(submundo) e é tido em vários mistérios como Aquele que leva o recém falecido ao outro mundo. Wepwawet é um Nome de Netjer também com características de Duat porém Ele está mais para esse lado do véu e é conhecido como o abridor de caminhos, por isso que todos os rituais Kemeticos começam com ele sendo invocado primeiro para abrir os portões do ritual. E existe Yinepu-Wepwawet que é o Nome de Netjer que junta as características de cada um Deles em um só, sendo as características de Yinepu mais fortes, por isso o Seu Nome vem na frente. A maioria acredita que nesse caso é Yinepu com as características de Wepwawet, acho que assim realmente fica mais facil de compreender ou lidar com essa questão complexa.
Não podemos esquecer da devoção aos Ahku(ancestrais, Ahk no singular). Não é culto, quero frisar isso, e sim uma espécie de devoção. Todos os 6° dias do mês é devotado a eles, vamos ao altar feito a eles e fazemos oferendas e libações. Os kemeticos acreditam que o ka(podemos dizer que seja a consciência ou o corpo astral de um falecido) dos ancestrais só existem enquanto alguém lembrar deles, se um ahk é esquecido seu ka desaparece.
Outra importante crença Kemetica é em Ma'at(significa Verdade) é um Nome de Netjer que tem as características da Verdade e Justiça, a sua pena é utilizada para pesar o coração de quem foi para as terras de Wesir(Osíris), o Duat. Ma'at também é a força/energia que os Kemeticos alimentam todos os dias com atos que condizem com Ma'at. Isso é até uma questão que as pessoas demoram a entender, pois não quer dizer que tem que ser atos de bondade e caridade(como no cristianismo), embora que não faça mal a ninguém ser desta forma. Quer dizer que um ato praticado por um Kemético tem sempre que ser justo e verdadeiro.
O que escrevi são características gerais do Kemetismo e não vou me aprofundar muito até porque tenho juramentos a cumprir.
Eu sou Shemsu da Casa de Netjer(House of Netjer) e faço parte da Ortodoxia Kemética(Kemetic Orthodoxy). Para saber mais detalhes sobre pode clicar aqui e você será direcionado ao site oficial da Ortodoxia Kemética.

Bem... É isso.
Bênçãos, Paz e Harmonia.

Happy Birthday to the Children of Nut!!
Senebty.


****************

¹Embora que tem algumas pessoas que modificam algum detalhe para se adequar as práticas, mas não se deve modificar muito, pois senão não será mais reconstrucionismo. E tem aqueles que para reforçar que  praticam o culto original inserem "Ordodoxo" no nome de sua tradição.

Obs.: Na página "Religiões/Crenças" tem alguns links para outros posts relacionados ao Kemetismo.

sábado, 10 de maio de 2014

"Todas as Deusas são uma Deusa e Todos os Deuses são um Deus." - Será?!



Bem...
Primeiro, vale ressaltar que cada pessoa interpreta da forma que suas crenças permitem.
Segundo, essa frase é muito utilizada por vários seguidores da Wicca que realmente acreditam no sentido literal da frase, todas as Deusas que existem são na verdade uma Deusa só que se manifesta de maneira diferente, com aspectos diferentes e igualmente os Deuses. E essa Deusa e esse Deus são A Grande Deusa e O Grande Deus¹ da wicca na forma pura.
Eu, pelas minhas crenças e vivências, acredito que seja mais profundo e complexo que isso. Eu acredito na força primordial que não tem forma, sexo ou nome, é apenas a fonte de tudo e todos. Essa força, como tudo no mundo, é dual por si só e acaba tendo um princípio feminino e um príncipio masculino²(ainda sem forma e sem nome apenas forças/energias/vibrações atuando) e então desses princípios surgem os Deuses e Deusas do universo, cada um com seus aspectos, formas, nomes, energias/vibrações/forças, etc. Mas "cada um no seu quadrado". Por que digo isso?! Porque também tem pessoas que acreditam da mesma forma que eu, porém com uma diferença, acreditam que Divindades que tem os mesmos aspectos na verdade são os mesmos, só que com nomes diferentes. Eu não, nada de coisas como Afrodite e Vênus são a mesma Deusa, por exemplo. Tudo bem que algo do tipo pode acontecer e tive experiências que ME comprovam isso. Mas não quer dizer que TODOS os Deuses e Deusas que compartilham de mesmas características são os mesmos Deuses/Deusas. Até porque cada nome de Divindade carrega uma egrégora diferente da outra.
Aí vem alguém e pergunta:
 - Então você não acredita na frase em questão?
Sim e não, porque, como eu disse, é uma questão muito mais complexa do que isso. Por exemplo, se fossemos interpretar da minha forma e víssemos os Princípios Femininos e Masculinos como Deuses teríamos o que a Wicca tem de Grande Deusa e Grande Deus, não é verdade?! Só que com a diferença de que não são Eles que se aspectam diferente em cada momento e sim que todos os Deuses e Deusas derivam Deles.
Pois bem, não vou alongar mais esse assunto aqui, espero ter me feito entender bem e que quem ler esse texto reflita e tome suas próprias conclusões.

Bênçãos, Paz e Harmonia.

¹Existe também a crença de que os Deuses da Wicca são Deuses distintos da fertilidade e não como descritos acima.
²Existem outros vários princípios que não cabem descrever nesse post, até porque não faria sentido descreve-los dentro desse assunto.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

O Altar e os Instrumentos Mágicos pt 2




Bem...

  Da ultima vez que falei sobre esse assunto eu disse que tinha vários altares, cada um para um objetivo. Hoje, tenho dois e mesmo assim é por falta de espaço, estou planejando deixar apenas um grande o suficiente para minhas práticas diárias. Isso sem falar do altar dos antepassados, mas é à parte.

  Então, como disse no post anterior, um altar serve para o que a pessoa deseja no momento em que o monta. Por isso que dependendo do objetivo da pessoa, os objetos e os instrumentos utilizados no altar mudam e pode ser fixo, móvel ou temporário. Por exemplo, se eu desejo montar um altar para culto a uma Divindade em específico na minha casa, irei montar um altar com objetos e instrumentos relacionadas a essa Divindade, e lá permanecerá para as práticas de culto(altar fixo) ou desmontaria e remontaria quando necessitasse(altar móvel), e se eu montar um altar para um Esbath ao ar livre utilizarei objetos relacionados a lua e no final irei "desmontá-lo"(altar temporário).

  Já falando sobre os instrumentos, cada um tem uma "função" e dependendo da tradição suas correspondências mudam. Existem inúmeros instrumentos mágicos e vou relacionar os principais que se vê na maioria das tradições...

 Athame/Punhal/Espada - O punhal tem relação com o elemento fogo e o naipe de espadas do tarô, serve como uma extensão da mão do mago/bruxo. Muito utilizado para direcionar energias e nas tradições necromantes é o mais utilizado para controlar as entidades.

 Bastão/Baqueta/Varinha - O bastão tem relação com o ar e o naipe de paus do tarô, tem como "função" a mesma que o punhal, mas é algo mais "sutil" quando estiver o utilizando para invocações.

* Tanto o punhal quanto o bastão são de energia masculina e suas relações elementais podem inverter dependendo da tradição.

 Cálice/Taça/Caldeirão - O Cálice tem relação com a água e o naipe de copas do tarô, é muito utilizada para oferendas e divinações.

Pentáculo - O pentáculo tem relação com a terra e o naipe de pentáculos(ouros) no tarô, é muito utilizado no centro do altar e é colocado em cima dele um objeto a ser purificado por exemplo. O pentaculo é feito geralmente de madeira ou algum tipo de metal e tem gravado nele o pentagrama, embora possa ter o símbolo que o utilizante mais se identifique ou relacionado ao ritual a ser feito.

* Algumas pessoas tem os outros 3 instrumentos e no lugar do pentáculo se utiliza o Caldeirão. Tanto o Cálice quanto o Pentáculo são de energia feminina.

  Esses são os quatro instrumentos principais que se vê na maioria dos caminhos mágicos e aí dependendo da ocasião sua "função" é alterada, pois tratei deles em separado, em um ritual as funções são de acordo com o que se necessita. Em alguns casos é acrescentado outros instrumentos à ritualística como vassoura, boline, espelhos, instrumentos musicais(tambores, sinos), mantos, etc. Que talvez fale sobre eles em outros momentos.

Bem, acho que é isso...
Até a próxima.
Bênçãos, Paz e Harmonia.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Paganismo



Bem...
O paganismo vem do latim paganus que significa "do campo", mas isso acho que qualquer um que pesquisar no google vai saber!!
Descrevendo em poucas palavras...
O Paganismo como "religião" é aquela que tem como objetivo de culto a(s) divindade(s) dos campos... Viu o porquê da palavra paganus agora?!
Pois bem, se for no sentido literal da palavra a pessoa que é pagã cultua divindades da natureza, especialmente a Mãe Terra, se não somente Ela. E em seus rituais estão envolvidos a fertilidade do campo e colheitas. Esse é o paganismo puro e antigo e era dessa forma a "religião" antiga.
Conforme o tempo foi passando e foram surgindo cidades e tribos, a crença popular foi se modificando e outros Deuses e Divindades "apareceram", então além da Mãe Terra e outras divindades da natureza as pessoas passaram a cultuar a Deusa da sabedoria, o Deus da Guerra, a Deusa da justiça, a Deusa do casamento e etc. Assim formando-se outros cultos e rituais, aí dependendo do local os nomes dos Deuses mudam e a forma de culto a Eles também. Bem, até a vinda das religiões monoteístas, mas aí é outro post. Este é sobre as religiões pagãs. Então, voltando ao assunto...
Hoje tem muitas crenças e religiões neopagãs(voltando à morfologia da palavra temos: neo = novo e pagão vocês já sabem) que se baseiam nas religiões antigas e seus cultos. Como exemplo temos a famosa Wicca,  o Asatru(Paganismo Nórdico), o Helenismo(Paganismo Grego), a Stregheria(Paganismo Romano/Italiano), Kemetismo(Paganismo Egípcio) e por aí vai.
Uma observação muito importante:

BRUXARIA NÃO É RELIGIÃO!!

Existem sim pessoas que se intitulam Bruxos(as), mas é porque o Gardner, criador da Wicca, denominou a mesma como Bruxaria Moderna(e tem um porquê, mas é outro assunto), assim vinculando o neopaganismo com bruxaria, consequentemente os seus seguidores se autointitulam bruxos. Mas como eu disse: ser bruxo(a) nada tem a ver com a crença que se tem, e sim com a magia que se pratica. Existem bruxos(as) pagãos, claro, mas também tem bruxos(as) cristãos por exemplo, embora a maioria deles nem saibam disso e vinculam a palavra bruxaria com algo ruim.
Para finalizar um comentário particular...
Sua crença é particular e sua, o que funciona para você pode não funcionar para um irmão de fé seu. Ou até mesmo dois seguidores de uma mesma fé vejam de forma diferente a mesma. Por isso quando alguém me pergunta sobre qual seria minha religião digo que sou Pagão, no sentido de que eu não sou cristão, mas minha crença particular tem um pouco de várias religiões. Uma religião deve ser um exemplo, uma forma de mostrar como atingir, ou usando a palavra mais correta, religar você a Divindade de seu culto e te mostrar as diretrizes.

Bem...
Acho que é isso...
Bênçãos, Paz e Harmonia.

Vivendo Magia 2.0 - Amadurecimento

Boa Tarde,

Reinaugurando este blog após um bom tempo sem passar por aqui...
Modifiquei o layout dele, mudei o plano de fundo, a cor, eu sinceramente to adorando sua cara nova...
Bem, eu amadureci e mudei, por que o blog também não, não é?!
Desde o ultimo post , em que estava bem complicado a questão da minha crença, sacerdócio e tudo o mais, minha vida mágica mudou e amadureceu bastante. Hoje tenho minha crença concreta e firme, me iniciei e me tornei sacerdote da Divindade, me afiliei a algumas ordens iniciáticas... enfim, bem movimentada...
E como algumas outras questões atingiram minha vida mágica vão atingir os assuntos do blog também...como por exemplo as ordens iniciáticas, que sempre estive mirando-as mas nunca me afiliava à elas, escreverei alguns posts sobre algumas delas e colocarei links para quem se interessar lá encima na página correspondente. Que é uma outra novidade: as páginas que criei. Tem a biblioteca onde vou colocar exemplo de livros, a Ordens Iniciáticas, que como falei, colocarei links de algumas, Religiões/Crenças terá links de páginas de algumas religiões que falarei sobre aqui no blog...
Em falar nisso o próximo post, daqui a alguns minutos, será sobre a religião pagã, pois já que vou falar de religião nada melhor do que começar pela minha!! =P

Bem...
Acho que é só isso...
Bem-vindos ao Vivendo Magia 2.0!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Retorno...

Boa Tarde,

Há quanto tempo...
Acho que quase 2 anos sem postar algo...
Mas estou retornando com as postagens...
Farei algumas mudanças no layout do blog...
E tentarei postar o mais regularmente possível...
Bem... Até o próximo post da "nova geração" desse blog!! rsrss

Bênçãos, Paz e Harmonia.