segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ma'at


Explicar Ma'at é complicado, mas vou tentar.
Ma'at é o conceito/princípio que mantém tudo no universo em equilíbrio e em ordem. Se ocorre algo que desequilibra o universo, Ma'at é a força "natural" que reage a esse ocorrido reestruturando e restaurando o equilíbrio. E a Deusa Ma'at é a manifestação e representação desse conceito.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O Erê - Na umbanda e Candomblé




Olá pessoas,
Ontem (27/09/2015) foi dia de São Cosme e Damião! Dia de pegar doceeeeeeesss!!! ÊÊÊÊEêeeeeeeêêeee....

Vou explicar melhor para quem não conhece esse dia... O dia 27 de Setembro é o dia comemorativo dos Santos Católicos Cosme e Damião, que são tidos como os patronos das crianças em geral. Então no seu dia comemorativo as pessoas devotas desses santos distribuem doces às crianças em forma de devoção e oferendas.

Mas o que isso tem a ver com os Erês? Alôooooouôooooo... Crianças = Erê!
OI? Explica melhor, tio? Explico sim, vamos lá...

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Per Djehuty – A Thot





Djehuty, ou mais comumente conhecido como Thot (Tot, Toth, Thoth etc.), é um poderoso Nome de Netjer. Ele é representado por um homem com cabeça de Íbis ou por um Babuíno, esses dois animais que são sagrados a Ele. A Ele também é atribuído titulo de criador dos hieróglifos, do tarô e das ciências em geral, seja oculta e/ou profana. Por isso é considerado Deus da Sabedoria e do Conhecimento.

Em alguns escritos O mostra como filho de Rá, Amon ou Atom, porém não é uma certeza e é mais comumente tido como um Autocriado, ou seja, Ele se auto manifestou. Até porque Ele é o Senhor do Tempo e dos Registros, então teoricamente “a história” não pode acontecer sem Sua presença, por isso Ele existe desde sempre.

Ele não tem uma mitologia própria conhecida, porém participa de muitos outros: como do nascimento dos filhos De Nut, do mito de Ísis, da batalha de Hórus com Set(Heru-sa-Aset), da batalha diária de Rá com Apóphis, do Tribunal de Osíris, e inúmeras outras. E a junção deles acaba se tornando Sua Mitologia. Isso mostra Sua característica de Sabe Tudo e em Tudo Está.


Teoricamente não existe NADA no mundo de que Ele não tenha conhecimento, tudo o que pode ser aprendido e ensinado Ele conhece. Principalmente de magia e ocultismo, e quando falo isso englobo também os métodos usados pelos seus praticantes, como astrologia, tarologia, geomancia, etc. Inclusive há rumores que até os Deuses relacionados à Magia aprenderam com Ele como usá-la.

Originalmente, na mitologia Egípcia, Ele ganhou da Lua, em um jogo, a Sua regência se tornando assim Senhor da Lua. Isso, claro, antes da Era Helênica onde a Lua se tornou “território” das Deusas, como Artêmis e Selene, foi inclusive nessa época que a Deusa Ísis também adquiriu a característica de Deusa Lunar.

Em falar de Era Helênica, foi após esse período que o Nome de Thot foi relacionado com Hermes e Mercúrio, se tornando Hermes Trismegistus(Três Vezes Grande¹, ou, Três Vezes Mestre), autor das escritas que levaram a criação do que chamamos hoje de ensinamentos Herméticos, o Hermetismo.

Djehuty é o escriba dos Deuses, geralmente os escribas do Antigo Egito eram todos devotos dEle, assim como a maioria dos sacerdotes, médicos, professores, arquitetos, engenheiros, astrólogos, alquimistas, etc. Claro que existem outros Deuses relacionados a esses assuntos em específico, porém como eu disse não tem nenhum assunto que Djehuty não tenha conhecimento, fazendo assim com que em qualquer área que você for atuar Ele possa te ajudar.

Ele também é Senhor do Tempo e da Mente(plano mental). Em alguns escritos O mostra “entrando” na mente do morto que está sendo julgado no tribunal de Osíris para verificar suas índoles e pensamentos puros reforçando o resultado da pesagem do coração.


Bem, esse é o básico que eu posso falar D'Ele que é meu Pai e Mestre.

Dua Djehuty! 
o//


-------------------------------------------------------------------------------- 


¹ Thot já era conhecido no Egito por esse Nome antes de ser relacionado aos Deuses Grego(Hermes) e Romano(Mercúrio).




segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Mudanças - Ritual para Lua Nova



Hoje(14/09/2015) segundo dia de Lua Nova e primeiro dia de mudanças em minha vida! Sim, mudanças! A vida de todo mundo é movido por mudanças, seja ela planejada ou não.
A roda da fortuna está sempre girando e nossa rotina a acompanha, um dia você está bem confortável “onde está” e em outros dias nem tanto, mas independente de seus sentimentos, acontecimentos acabam por te tirar da “zona de conforto” (ou desconforto), é fato. Principalmente quando você é brux@/mag@, pois você trabalha com mudanças, sejam elas internas ou externas, e você sente quando a mudança está para chegar ou quando é hora de mudar. E a ultima opção é o que está acontecendo comigo, a mudança virá. Mas tudo planejado! A partir de hoje minha atenção está voltada para mudanças necessárias! Não direi mais detalhes sobre o que é, pelo menos por enquanto, por ser pessoal e por se tratar de um plano a longo prazo.
Mas então por que escrevo esse post? Porque além de colocar no papel os planos, traçar estratégias para que tudo ocorra bem, utilizarei da energia da lua nova de hoje para facilitar e fortalecer essas mudanças. Então decidi passar um ritual simples para vocês. Uma boa direção quanto ao o que fazer para ajudar em quem está ou deseja entrar em um processo de mudanças.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Alinhamento dos Chakras




Vamos falar um pouco de questões práticas na Magia...

Primeiro preciso definir "Chakra":

 - Chakra é um ponto ou centro energético que recebe e distribui energia vital, o prana para os praticantes de Yoga. Em termos magísticos significa que é como se fosse uma "encruzilhada" de energia no nosso corpo. Temos inúmeros chakras, mas os principais e mais trabalhados são 7 que vão do topo da cabeça à base da coluna. - 

O Alinhamento dos Chakras antes de qualquer trabalho magístico e/ou ritualístico é fundamental. Pois ao realizar o ato de magia/ritualística nós utilizamos de energias/vibrações, seja ela pessoal, natural, elemental, angelical, goético, espiritual, mental, Divino, etc. Então necessitamos estar com nossa energia interna equilibrada para isso. Se nós não estamos em sincronia com nós mesmos poderemos nos sincronizar com outra energia?? Não, né!

Pois bem, como fazer para alinhar os Chakras? Fácil, fácil...

sábado, 1 de agosto de 2015

Ave Ísis! Dua Aset!



Esse post é para falar um pouco dessa Grande Deusa, Ísis(Aset, em egípcio). Entre os reconstrucionistas egípcios ortodoxos tem quem diga, e não são poucos, que no título do post tem o nome de duas Deusas. Isso porque o nome Ísis aparece depois da era helênica e após esse período a Deusa Isis tem atributos diferentes de Seu aspecto egípcio "puro" Aset. Eu, como reconstrucionista egípcio, sacerdote pagão e magista tenho a crença de que os Deuses evoluem e adiquirem novas características, assim como nós, e além disso se dividem em aspectos e sub aspectos(talvez fale disso em outro post mais detalhadamente), ou seja, acredito que Aset e Ísis são aspectos da mesma Deusa. Mas para facilitar a compreensão e assim também respeitando quem não acredita nisso falarei de seus aspectos separadamente, assim, ao falar sobre Aset estarei me referindo ao Seu aspecto original kemetico e Suas características, e ao falar de Ísis estarei me referindo a Seu aspecto pós-helênico.

Pois bem...
Aset é a Senhora do Trono. Aquela que confere a realeza. Originalmente é a Mãe dos Deuses e Reis. É também a Grande Maga, conhecedora do Nome Secreto de Rá e por isso uma Deusa de características solares! Diferente da pós-helenica Ísis que tem aspecto Lunar. Mas também é conhecida como a Grande Maga, esposa de Osiris, Senhor do Submundo. Na verdade depois da conquista Grega sobre o Egito, a Deusa Ísis absorveu boa parte das características de outras Deusas(e Deuses também) tais como Hathor com sua energia de dança e beleza, e muitas outras. Tanto que após o surgimento da Wicca, Ela é considerada como um Nome da Grande Mãe. 

Mesmo eu acreditando que estou falando da mesma Deusa mas de aspectos diferentes, é certo que cada Uma Delas é diferente da Outra em questão de energia e vibração. Por isso dependendo do ritual e/ou trabalho magístico a ser feito eu invoco um aspecto diferente. Mas quando presto culto me refiro a Ela de ambos os Nomes. 

Em questão de "personalidade" as Duas são Mães super protetoras. Porém Aset é mais rigorosa em muitas questões. Já Ísis é mais compreensiva. 

Não adianta muito eu ficar aqui descrevendo, pois estamos falando de Divindade, que por si só já é complexo, imagine falar Desta Divindade. Acredito que somente com o contato constante e bastante meditação para tentar entender melhor. Mas tenho em mente que resumidamente acrescentei alguma coisa com esse post que dedico a Ela, que inclusive hoje(01/08/2015) no calendário kemetico é o dia Epagomenal de Aset. 

Que seja sempre louvada Minha Mãe. Obrigado por tudo. 

Salve Ísis! Dua Aset!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Consciência x Espírito



Boa tarde...

Bom, vou começar esse assunto dizendo que: "você não é um corpo que possui consciência/espírito. Você é um espírito que possui um corpo!"

Dito isso, posso então dizer como você é de um modo geral. 

Pois bem... Nos primórdios de sua existência a Divindade retirou uma pequena parte Dela(seu espírito) e a deu consciência. Assim nasceu você em sua primeira "viajem". Após isso foi escolhido o corpo o qual vc iria "habitar" durante um tempo. E então vc teve sua primeira vida. Após a sua morte física, ou seja, seu espírito saiu de seu corpo, vc voltou para o plano espiritual e foi preparado para a próxima reencarnação e assim sucessivamente. 

Nós possuímos de um modo geral três corpos: o Espírito, a Consciência e o corpo material. 
- O Espírito é a "fagulha divina", o seu Eu Interior, seu Self, etc. 
- A Consciência seria o que é chamado de espírito ou alma. E pode ser sub dividido em Perispírito, corpo astral, corpo mental e corpo espiritual inferior. (Talvez fale mais afundo deles depois)
- E o Corpo é o corpo que vocês já conhecem. 

Os três corpos são de certa forma independentes e podem se "conectar e desconectar" se necessário. Pois o espírito é o que somos de verdade. A consciência é o nosso espírito manifestado no astral e mental, e o corpo físico é o espírito manifestado no plano material. 

Por isso é mais um pouco que a maior parte dos ensinamentos esotéricos soa para religar sua consciência a seu espírito pois é o que você é realmente. 


Bom é isso. Espero ter explicado da melhor forma esse assunto. Qualquer dúvidas estou a disposição. 

Bênçãos e Paz. 

sábado, 18 de abril de 2015

Umbanda x Candomblé


Olá pessoas!
Bom... Eu estou fazendo uns estudos sobre as religiões de cunho africano, aos poucos vou postando aqui detalhes sobre cada um deles. Mas este post é para deixar claro a diferença entre o candomblé e a umbanda, pois muita gente acha ser a mesma coisa. Então vamos lá:
Obs.: Ambas as práticas tem muitas vertentes e aqui estou utilizando das vertentes tradicionais.

A primeira diferença MUITO importante é: o Candomblé é uma religião Afro-brasileira e a Umbanda é Brasileira... OI? Como assim?

Pois é... o candomblé é a religião de matriz africana, ou seja o culto prestado lá sendo feita aqui e aí dependendo da Nação, que seria a vertente, pode ser mais fiel ao culto africano ou não. Já a umbanda foi fundada aqui, mais explicitamente em São Gonçalo - RJ, no ano de 1908, com influencia das religiões africanas, indígenas e Kardecistas. E aí é que está, pela Umbanda utilizar de características afro, as pessoas acabam confundindo com o candomblé.

Os dois cultos tem um ponto em comum: o culto aos Orixás, sendo que na umbanda existe o sincretismo com os Santos Católicos e no Candomblé não. Na umbanda trabalha-se com as linhas de SETE Orixás que dependendo do templo pode mudar, depois falo com mais detalhes. E no Candomblé dependendo da Nação são centenas de Orixás cultuados.

Outro ponto em comum é a incorporação, porém existe uma diferença muito grande: Na umbanda se trabalha com a espiritualidade, ou seja, os seus médiuns incorporam espíritos que trabalham nas linhas dos Orixás e aí ele pode "receber" de todas as linhas, ou seja, o iniciado na umbanda pode receber todos os Orixás*. Já no Candomblé, o Iwahô(Filho de santo) incorpora somente o seu Orixá "de cabeça" e seu Erê, e então dependendo se a nação trabalha com a Quimbanda, ele pode incorporar os "espíritos de rua" que falarei mais deles depois. Em ambos os cultos o transe é feito através do toque de atabaque.

Um ponto importantíssimo: NÃO EXISTE SACRIFÍCIO ANIMAL NA UMBANDA

Pois é, na umbanda não é feita a atividade as vezes chamada de "matança", somente o candomblé, das duas, faz essa prática. Mas mesmo assim vale lembra que essa prática é feita por um sacerdote específico para esse fim e todas as partes do animal é aproveitada. Ou seja, não é só simplesmente "matar" o animal, tem todo um processo.

Bem acho que é isso.
Já estou trabalhando nas postagens falando individualmente de cada uma para detalhar mais suas práticas. Daqui a pouco estarão aqui. xD

Até mais. Axé.


* No caso, não seria o Orixá em si e sim algum espirito que "trabalha" dentro da linha\energia desse Orixá, pois na Umbanda não se tem incorporação de Orixá propriamente dito.


sábado, 21 de março de 2015

O qué é ser uma Bruxa?

Em um dia de meditação tive uma contemplação acerca do que é ser uma bruxa/o que divido com vocês abaixo:
Obs.: O texto se encontra falando de uma bruxa, no feminino, pois foi como o "recebi" e decidi mantê-lo no original. Mas é óbvio que engloba os bruxos também.

...

Uma bruxa não é alguém que faz "bruxarias". Pois, fazer um círculo e invocar energias, qualquer um faz... Mas controlar as energias e saber o que fazer com elas só uma bruxa é capaz...

Uma bruxa é dona de si mesma e de seu destino, o que lhe dá o poder de "movimentar" o destino de outrem...

Uma bruxa é imparcial como a energia que ela controla e faz o que deve ser feito sem dó nem piedade... Mas isso não torna a bruxa um ser sem amor. Muito pelo contrário, ela ama mais do que você possa imaginar, pois ama sem o sentimento de posse e entende a importância de cada ser na teia da existência...

Uma Bruxa está em sincronia com tudo, ela sente e sabe quando algo está errado e trabalha para "harmonizar" ou "desarmonizar" o que tiver que ser feito...

Ao contrário de muitos que se desligam das emoções achando que são "ruins", uma bruxa sente muito mais profundamente a emoção e usa-a a seu favor...

Uma bruxa vive a margem da sociedade e por isso tem uma visão muito mais ampla de tudo, "de cima e de baixo". Ajuda quem a procura não só realizando os desejos "profanos" destes mas também instigando a pessoa a perceber seu lugar na evolução...

Obviamente só isso não resume a bruxa, mas é por isso tudo e muitas outras coisas mais é que alguém pode ser intitulado bruxa... e não existe bruxa boa ou má, bruxa branca ou preta ou verde ou azul...
Existe apenas...

A Bruxa!