sábado, 18 de abril de 2015

Umbanda x Candomblé


Olá pessoas!
Bom... Eu estou fazendo uns estudos sobre as religiões de cunho africano, aos poucos vou postando aqui detalhes sobre cada um deles. Mas este post é para deixar claro a diferença entre o candomblé e a umbanda, pois muita gente acha ser a mesma coisa. Então vamos lá:
Obs.: Ambas as práticas tem muitas vertentes e aqui estou utilizando das vertentes tradicionais.

A primeira diferença MUITO importante é: o Candomblé é uma religião Afro-brasileira e a Umbanda é Brasileira... OI? Como assim?

Pois é... o candomblé é a religião de matriz africana, ou seja o culto prestado lá sendo feita aqui e aí dependendo da Nação, que seria a vertente, pode ser mais fiel ao culto africano ou não. Já a umbanda foi fundada aqui, mais explicitamente em São Gonçalo - RJ, no ano de 1908, com influencia das religiões africanas, indígenas e Kardecistas. E aí é que está, pela Umbanda utilizar de características afro, as pessoas acabam confundindo com o candomblé.

Os dois cultos tem um ponto em comum: o culto aos Orixás, sendo que na umbanda existe o sincretismo com os Santos Católicos e no Candomblé não. Na umbanda trabalha-se com as linhas de SETE Orixás que dependendo do templo pode mudar, depois falo com mais detalhes. E no Candomblé dependendo da Nação são centenas de Orixás cultuados.

Outro ponto em comum é a incorporação, porém existe uma diferença muito grande: Na umbanda se trabalha com a espiritualidade, ou seja, os seus médiuns incorporam espíritos que trabalham nas linhas dos Orixás e aí ele pode "receber" de todas as linhas, ou seja, o iniciado na umbanda pode receber todos os Orixás*. Já no Candomblé, o Iwahô(Filho de santo) incorpora somente o seu Orixá "de cabeça" e seu Erê, e então dependendo se a nação trabalha com a Quimbanda, ele pode incorporar os "espíritos de rua" que falarei mais deles depois. Em ambos os cultos o transe é feito através do toque de atabaque.

Um ponto importantíssimo: NÃO EXISTE SACRIFÍCIO ANIMAL NA UMBANDA

Pois é, na umbanda não é feita a atividade as vezes chamada de "matança", somente o candomblé, das duas, faz essa prática. Mas mesmo assim vale lembra que essa prática é feita por um sacerdote específico para esse fim e todas as partes do animal é aproveitada. Ou seja, não é só simplesmente "matar" o animal, tem todo um processo.

Bem acho que é isso.
Já estou trabalhando nas postagens falando individualmente de cada uma para detalhar mais suas práticas. Daqui a pouco estarão aqui. xD

Até mais. Axé.


* No caso, não seria o Orixá em si e sim algum espirito que "trabalha" dentro da linha\energia desse Orixá, pois na Umbanda não se tem incorporação de Orixá propriamente dito.


Um comentário: