domingo, 3 de julho de 2016

Paganismo e visão política




Bom....

Este é um tema polêmico e como diz o ditado: "Política e Religião não se discute", mas vamos envolver os dois assuntos nesse post.

De início quero dizer que tudo o que será desenvolvido a partir disto será minha, e apenas minha, visão sobre o assunto em questão. Não represento nenhum sistema ou organização política e nem sou um especialista no assunto. Porém, decidi compartilhar a questão aqui.

Tudo começa com uma frase que escutei há um tempo atrás: depois de dizer que preferia o sistema capitalista(embora tenha várias falhas, concordo, mas dentre os sistemas conhecidos, para mim, é o "menos pior") ouvi de um amigo "Você é gay e pagão não pode se alinhar a esse tipo de pensamento. Você tem que ser de esquerda!".

No momento em que ouvi a determinada frase pensei comigo "quem é ele pra dizer que pensamentos eu deveria me alinhar?", mas como uma boa pessoa justa que tento ser, absorvi a informação e fui me informar sobre "a esquerda", e abaixo se encontra minha opinião.

Bem, vou começar já dizendo que é muito falha essa frase. Como que devo ter uma preferência política(ou de outra coisa) mediante a minha sexualidade e/ou minhas crenças? Claro que de certo irei ser atraído por aquelas que me favoreçam nesses aspectos, mas isso não é obrigação. Pois, além de homossexual e pagão, eu sou muitas outras coisas também e a soma de tudo é que me torna quem eu sou e não apenas a sexualidade e/ou religião.

Mas....
Como o meu amigo se especificou em duas características para se basear na sua opinião, também usarei as mesmas duas.

Primeiro, a sexualidade: Tudo bem que a esquerda no país em que vivo(Brasil) foi a "parte governamental" que mais olhou pela comunidade LGBTTQ+ e aprendi muito a desconstruir preconceitos com eles. Porém, percebo algo estranho neles, ou nem tanto se você olhar mais de perto. A esquerda do Brasil, assim como em outros países, se alinha com o pensamento Socialista/Comunista e embora sejam ideologias que pregam a igualdade das pessoas na sociedade, nos lugares em que se adotou o socialismo/comunismo a discriminação com a população LGBTT é grande, se não acredita dê uma olhada na vida dessas pessoas em países como a China, Coreia do Norte e Cuba.

Segundo, a religião: Eu sou contra misturar religião e política, pois nem todos tem as mesmas crenças e por isso não aceito político exercer seu cargo se baseando na sua religião e impondo isso aos outros. Mas se eu fosse relacionar o paganismo com uma linha de pensamento político seria algo como a "Anarquia". O pensamento pagão é que a Deusa é tudo e todas as criaturas são filhos da Deusa. Então por isso Ela é imparcial, pense o seguinte: tem um lobo caçando um coelho. O coelho reza para ser salvo do lobo e continuar vivendo, o lobo reza para conseguir pegar o coelho e não morrer de fome. Quem a Deusa vai atender? Ninguém, isso fica a cargo dos dois. O mais forte, ou o mais esperto, ganha. É a lei da Natureza. E se fosse com duas pessoas, onde um precisa de algo que outros tem? A diferença é que somos seres humanos, pensamos e nos comunicamos, então, teoricamente, iríamos entrar em um acordo. Pense em como era a sociedade na era pré-cristã, pois então, aí está um sistema político pagão. E no caso da "esquerda" especificada pelo meu amigo, penso que o socialismo/comunismo está mais alinhado com o conceito das religiões cristãs. Todos devemos ser iguais, mas de acordo com o que o "Presidente"(Deus) determina e se fazer diferente disso deve ser castigado. Entende?

Resumindo: Eu hoje sigo a linha de pensamento Libertária, onde é defendido a liberdade das pessoas de fazerem o que bem entender de sua propriedade e ser quem quiser, desde que não atinja o direito do outro. Bem parecido com: "Faz o que tu queres, há de ser o todo da lei" ou "Se a ninguém prejudicar, faça o que quiser". Então acho que estou me alinhando com os pensamentos que mais se parecem com os meus! =)


Como disse lá em cima, minha intenção não é fazer proselitismo político e sim dizer que a verdadeira essência do (neo)paganismo é a liberdade, tanto nossa quanto a dos outros.
Mas então, isso quer dizer que eu não posso ser de esquerda, ou direita, ou centro, ou o que quer que seja? Não. Isso quer dizer que você pode ser quem você quiser! Só não pode impor isso às outras pessoas.

Não esqueça que existem outras pessoas diferentes de você que merecem respeito e não precisam de alguém dizendo o que deve ou não fazer. Não vamos repetir o erro dos colegas Judeus/Cristãos/Islãos, não é?!

Bom, é isso...

Bênçãos, Paz e Prosperidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário