quarta-feira, 10 de maio de 2017
A Bruxaria sem a Wicca
Devo dizer que esse texto tem esperado muito para ficar pronto, mais de um ano para ser exato. E espero que possa contribuir muito.
Bom, já falei sobre isso na postagem sobre o paganismo. Mas, agora vou aprofundar um pouco mais essa questão.
A Wicca é uma religião iniciática que tem como base a bruxaria, a magia cerimonial e elemental/natural e tem uma visão duoteísta. Sim, DUOTEÍSTA, você não leu errado. "Mas a wicca é politeísta, não?", você pergunta. Eu digo que na prática não é bem assim, pois tudo se resume à Grande Mãe e ao Grande Pai, a Deusa Tríplice e o Deus Cornífero. Ou seja, na wicca se acredita em vários deuses, mas todos são faces e/ou aspectos da Deusa e do Deus¹, enquanto um politeísta/pagão acredita em diversos deuses diferentes entre si e que não são aspectos de outros deuses maiores e sim que existem por si só. Entendeu? Falei um pouco sobre isso aqui.
Já disse que Bruxaria não é religião também, bruxaria é uma prática/ofício de magia. A bruxaria, pode se misturar com crenças pessoais e/ou coletivas e se tornar uma religião, mas será uma religião que tem como base a bruxaria, assim como a Wicca e algumas Bruxarias Tradicionais são, por exemplo. E como já falei antes, uma bruxa(o) nem sempre é pagã(o). Como no caso de uma senhora, que conheci, que é uma baita bruxa(e aprendi muito com ela) e é católica e devota de nossa senhora, por exemplo. Aí você acha que sua avó, só por não compartilhar da mesma religião que você, não deve ser ouvida quando estiver dizendo sobre um determinado xarope caseiro ou uma determinada "simpatia" que sabe ou de um ótimo chá que acalma ou determinada erva que afasta mau-olhado e por aí vai? Tenho que dizer que você está fazendo isso errado, pare e ouça a voz dos ancestrais, mesmo que não seja de sua religião, uma bruxa(o) deve muito de seu poder e conhecimento à ancestralidade. =)
Outra coisa que devo salientar:
NENHUMA PRÁTICA DE BRUXARIA É IGUAL A OUTRA.
Digo isso, pois vejo muita gente metendo o bedelho nas práticas alheias dizendo que aquilo é ou não é bruxaria. Quem te nomeou "Fiscal de Bruxos"? Embora as práticas sejam muito parecidas, mas não são todas iguaizinhas e idênticas e nem devem ser, se fosse assim existiria um "Livro da Lei" para as bruxas e bruxos seguirem, assim como tem para os cristãos a Bíblia(e mesmo assim existem várias igrejas com práticas diferentes). A bruxaria é plural.
quinta-feira, 6 de abril de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)