quarta-feira, 10 de maio de 2017

A Bruxaria sem a Wicca




Devo dizer que esse texto tem esperado muito para ficar pronto, mais de um ano para ser exato. E espero que possa contribuir muito.

Bom, já falei sobre isso na postagem sobre o paganismo. Mas, agora vou aprofundar um pouco mais essa questão.

A Wicca é uma religião iniciática que tem como base a bruxaria, a magia cerimonial e elemental/natural e tem uma visão duoteísta. Sim, DUOTEÍSTA, você não leu errado. "Mas a wicca é politeísta, não?", você pergunta. Eu digo que na prática não é bem assim, pois tudo se resume à Grande Mãe e ao Grande Pai, a Deusa Tríplice e o Deus Cornífero. Ou seja, na wicca se acredita em vários deuses, mas todos são faces e/ou aspectos da Deusa e do Deus¹, enquanto um politeísta/pagão acredita em diversos deuses diferentes entre si e que não são aspectos de outros deuses maiores e sim que existem por si só. Entendeu? Falei um pouco sobre isso aqui.

Já disse que Bruxaria não é religião também, bruxaria é uma prática/ofício de magia. A bruxaria, pode se misturar com crenças pessoais e/ou coletivas e se tornar uma religião, mas será uma religião que tem como base a bruxaria, assim como a Wicca e algumas Bruxarias Tradicionais são, por exemplo. E como já falei antes, uma bruxa(o) nem sempre é pagã(o). Como no caso de uma senhora, que conheci, que é uma baita bruxa(e aprendi muito com ela) e é católica e devota de nossa senhora, por exemplo. Aí você acha que sua avó, só por não compartilhar da mesma religião que você, não deve ser ouvida quando estiver dizendo sobre um determinado xarope caseiro ou uma determinada "simpatia" que sabe ou de um ótimo chá que acalma ou determinada erva que afasta mau-olhado e por aí vai? Tenho que dizer que você está fazendo isso errado, pare e ouça a voz dos ancestrais, mesmo que não seja de sua religião, uma bruxa(o) deve muito de seu poder e conhecimento à ancestralidade. =)
Outra coisa que devo salientar:

NENHUMA PRÁTICA DE BRUXARIA É IGUAL A OUTRA.

Digo isso, pois vejo muita gente metendo o bedelho nas práticas alheias dizendo que aquilo é ou não é bruxaria. Quem te nomeou "Fiscal de Bruxos"? Embora as práticas sejam muito parecidas, mas não são todas iguaizinhas e idênticas e nem devem ser, se fosse assim existiria um "Livro da Lei" para as bruxas e bruxos seguirem, assim como tem para os cristãos a Bíblia(e mesmo assim existem várias igrejas com práticas diferentes). A bruxaria é plural.




O titulo do post é "A Bruxaria sem a Wicca", por que isso? Porque a wicca é a primeira porta que se abre para quem está interessado nas práticas da bruxaria e não está inserido em um clã, família ou comunidade para lhe ensinar, mas nem sempre é aquilo que você procura. O que foi meu caso. Já são dez anos de caminhada bruxesca, e desde o início as concepções wiccanas não me "preenchiam", então sempre busquei fazer minha própria bruxaria. Mas sempre tendo como base a wicca, claro, pois era de onde eu tirava as informações. Quando eu descobri finalmente que existiam outras formas de bruxarias além da Wicca, e que ela era apenas mais uma dentre muitas outras, fui pegando informações dali, daqui, de acolá, e tandã. Sou bruxo, sou pagão e não sou wiccano! Aí as pessoas exclamam "E pode?!". Claro que pode. Como eu disse acima, a Wicca é a porta de entrada, mas muita gente fica na sala de estar, não quer conhecer o quarto, a garagem, a cozinha(principalmente a cozinha) e muitas das vezes nem sabe que existe. Dedico esse texto a vocês que estão perdidos assim como eu estive no meu início, que vocês sejam atraídos e possam ler e seguir seus caminhos com sabedoria e bastante aprendizado.

Bom...

Vamos nomear algumas coisas que são da Wicca e que não é compartilhado por outras práticas de bruxaria e que você pode repensar para suas práticas:

Utensílios/Instrumentos Mágicos - Muitos dos instrumentos da Wicca foram trazidas da Magia Cerimonial e adaptadas à pratica pelo Gardner, que era praticante de Magia Cerimonial. Tem tradições que nem utensílios utilizam. Eu como um praticante também de Magia Cerimonial acho importante o uso dos instrumentos mágicos, mas não indispensáveis. Foram incontáveis vezes que realizei rituais sem qualquer tipo de utensílio ou instrumento, somente com velas, incensos e oferendas.

Roda Do Ano - A Roda do ano que se mais tem conhecimento, aquela de 8 sabaths, é Wiccana. Sim, é. Não é uma "prática universal" seguir essa roda. Algumas tradições, por exemplo, tem uma roda com apenas 3 ou 4 festivais ou até mesmo 8, mas são um pouco diferentes. Por isso, que você não precisa se basear somente nela. Como um bruxo você deve estar em sintonia com o local em que você vive. Observe o clima e as mudanças de estações do local e celebre-os, esses serão os seus Sabaths ou Festivais Sazonais ou, como eu as vezes prefiro dizer, Datas de Poder. Imagine que tem um bruxo que mora na Antártida onde só tem duas estações no ano bem definidas(verão e inverno), essa pessoa terá somente 2 Sabaths para realizar(no mínimo, ela pode estabelecer outros durante o ano se quiser). Entendeu a questão?

A Lei Triplice - Essa é a melhor, a Lei Tríplice é definitivamente e exclusivamente Wiccana. Até agora, não vi qualquer bruxo(que não seja wiccano) seguindo essa "lei". Porém muito ditos bruxos por aí tendem a dizer que ela é universal. Não gente, não é. Embora que se você quiser pode fazer um juramento se submetendo a essa lei mesmo não sendo wiccano.

"Sem a ninguém prejudicar, faça o que quiser." - É mais um complemento da Lei Tríplice, mas que também não é uma lei universal. A Bruxa faz o que é preciso mesmo que prejudique alguém. Ponto Final. Até porque não tem como viver sem "prejudicar" algo. "A vida se alimenta da morte e a morte se alimenta da vida", não acredita? Bem, para você estar vivo algo teve que morrer para você se alimentar(mesmo que seja vegetal) e até se vestir. O ar que você respira para viver também te mata aos poucos. Digamos que você faz um feitiço para que seu irmão consiga um emprego e ele pega a vaga. Todas as pessoas que também faziam o processo seletivo foram prejudicadas, não? Vê? Essa questão vai mais para a moral que a bruxa carrega em si, somente ela mesma irá se "colocar limites" se assim o desejar.

Cultuar a Deusa e o Deus - Como eu disse mais acima, a bruxaria não é religião. Então uma bruxa(o) pode celebrar uma divindade, várias ou nenhuma.

O altar, sua posição e demais práticas cerimoniais - O altar de um bruxo pode ser qualquer coisa, desde uma pedra, uma vela ou o pé de uma árvore. Dependendo da prática bruxa de uma pessoa nem um altar, especificamente como conhecemos normalmente, ela terá. Como eu disse também mais acima, a bruxaria é plural e cada bruxa(o), Tradição, Clã, Coven, etc. Terá suas práticas e cerimonias.

A bruxa não cobra para fazer feitiços - Outro mito que não é tanto vinculado a wicca em si, mas é quase uma visão coletiva que a bruxa deve fazer caridade de seus dons pois se não perde(já ouvi isso). Bom, sendo a bruxaria um oficio, como qualquer outro ofício eu posso ou não cobrar por um "trabalho" feito a alguém. Isso vai sempre depender da bruxa(o).


É isso, são somente algumas coisas, de resto você deve encontrar por si mesmo.

Dica para você que entra nesse mundo agora e não sabe para onde ir:

O ideal é encontrar alguém ou um grupo que possa te ensinar as práticas e te dar suporte enquanto aprende, mas se não encontrou ou não "foi encontrado" não tem problema você pode ter suas práticas de bruxaria solitariamente.
De início leia muito, leia tudo que englobe a bruxaria seja ela wiccana ou não, não coloque a Wicca como "um lugar de onde nunca beberei", não faça isso, assim como não faça com nenhuma outra prática. Você como uma pessoa sem "base" pode estabelecer sua própria "base".
Aprenda sobre você mesmo(a), isso é muito importante para qualquer caminho que for tomar, o autoconhecimento vai fazer com que você não vá por um lugar que se arrependerá no futuro.
Para as práticas magicas/feiticeiras não comece chamando/invocando/evocando forças que você não conhece e/ou controla. Comece com conhecer o local onde vive e suas sazonalidades, comungue com a terra que pisa, aprenda a sentir as energias que te circundam para que então você comece a trazer de outros lugares. E aí então faça aliados, aprenda com os seres que vivem ao seu redor e principalmente com seus ancestrais, com cuidado claro, assim como você não sairia confiando em qualquer pessoa não confie em qualquer ser que "apareça" pra você.
E aí então vai cada vez mais se aprofundando em saberes. Com o tempo e prática vai-se aprendendo. E sempre temos o que aprender.

É isso, acho que é o que posso falar sobre isso.
No mais.
Bençãos, paz e prosperidade.

----------------------------------------------------------------------------

¹ Alguns Wiccanos são "exceções dessa regra", mas a base é essa. Inclusive a Wicca Tradicional(a desenvolvida por Gardner, British Traditional Witchcraft - BTW) não tem esse conceito de Grande Mãe e Grande Pai e sim que seus deuses são deuses específicos de fertilidade.

2 comentários:

  1. Olá mulheres que sofreu que sofre por amores igual eu sofri muito,eu fui morar com um homem quando eu tinha 14 anos de idade perdi minha virgindade com ele mas eu não queria nada sério com ele queria curtir a vida e meu pai queria que eu casasse com ele eu não queria casar porque eu tinha medo de sofrer e ele pegou me botou para fora de casa.Rapaz ficou sabendo que meu pai me botou para fora de casa ele foi atrás de mim e falou que me amava muito e que ia me fazer muito feliz e me chamou para ir morar com ele eu fui com medo dele me fazer sofrer,mas ele foi um homem muito maravilhoso Fazia tudo por mim tudo para mim teve filhos,eu tô eu tava segura no meu casamento feliz.Quando eu entrei em 35 anos eu lembro como hoje todo dia ele chegava em casa no horário certo para vim almoçar esse dia não veio avisou que só ia vir à noite para jantar isso começou a acontecer frequentemente mas a gente não brigava não batia a boca saia normal tranquilo mas eu tava achando ele diferente eu perguntava ele falava que era o serviço,era cansado.Aí quando foi um dia eu comentei com uma colega minha ela mandou procurar um centro espírita falei não não precisa disso isso é tudo mentira isso é tudo besteira isso não existe.E as coisas foi passando foi acontecendo mas eu não queria acreditar que aquilo estava acontecendo comigo eu tinha uma vida de princesa a gente que é mulher acha que aquilo nunca vai acontecer com a gente né a gente que é mulher acha que nunca vai precisar de ajuda do espiritismo principalmente quando a gente é rica quando a gente tem dinheiro,pelo menos eu pensava assim eu procurei fui atrás quebrei a cara com muitas pessoas que eu procurei trabalho espiritual muitas pessoas só pegou o dinheiro e não fizeram nada.Como eu sou muito católica Rezei muito muito devota rezei muito para uma solução uma pessoa que pudesse me ajudar a consertar meu casamento que tava sendo destruído.Eu já não tava saindo mais para lugar nenhum tava triste pensativa depois de ter construído tudo no meu casamento e vendo acabando daquele jeito aí a colega minha pegou me chamou para ser madrinha do casamento dela junto com meu marido aí fui no salão arrumar meu cabelo e me arrumar,eu conversando com a moça desabafando sobre meu casamento e ela perguntou se eu já tinha procurado ajuda eu falei que eu tinha procurado mas so pegaram o meu dinheiro.Aí eu falei para ela aí ela falou para mim eu vou te passar o contato de uma pessoa se ela não resolver ninguém mais resolve.Eu não vou mentir para vocês eu gastei mas tô feliz meu esposo voltou o que era antes mas antes deu procurar ajuda eu tinha descobrido que ele tava saindo eu não falo amiga por que amiga que é amiga não faz isso que disse que era minha amiga eu compartilhava tudo com ela tudo mas o importante é que meu casamento tá salvo tá tudo resolvido meu marido voltou a ser o que era comigo antes e eu vim aqui compartilhar com vocês mulheres que passou ou que tá passando o que eu passei procura essa pessoa,não faz igual eu fiz,não duvide do espiritismo eu duvidei eu não acreditava e hoje eu acredito mas tem muita gente malandra,procure se precisar que só vai resolver mesmo seus problemas procura essa pessoa eu garanto que vai resolver igual resolveu o meu o número dela é 62995590805

    ResponderExcluir
  2. Oi vocês mulheres eu vou contar o que aconteceu comigo o que eu sonhava para casar construir uma família mas sempre confiei nas amizades fazer a festinha chamar as amigas para minha casa tudo que eu fazia na minha casa eu chamava minhas amigas e a minha mãe falava para mim você toma cuidado que uma das suas amigas ainda vai acabar com seu casamento e eu ficava brava nervosa e cheguei até ficar sem falar com a minha mãe confiava demais mas amizade delas uma pessoa chegou em mim e falou para mim assim eu vi o teu marido com uma das suas amigas falou até o nome dela no dia seguinte ela chegou lá em casa e eu falei teve uma pessoa que disse que viu você com meu marido aos beijos ela jurou ela chorou Ela falou para mim,para mim teu marido é mulher igual eu e eu confiei quando eu descobri ele tinha montado uma casa para ela montar uma loja e dado um carro para ela aí todo mundo Deixa ele para lá falei não eu vou reconstruir meu casamento não vou dar esse gosto para ela e vou passar o contato dessa pessoa que me ajudou eu estou compartilhando com aquela que passou ou tá passando o que eu passei por que essa pessoa me ajudou eu reconstruir meu casamento com ele eu vou passar o contato dela quem quiser procurar ela (62)9 9559-0805

    ResponderExcluir