quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Esbath - Lua Minguante

Hoje é o início da Lua Minguante! Ou seja, Noite de Esbath!! xD

Claro que é para quem celebra essa face da Deusa!! Né?!(rs)

E nada mais justo do que falar sobre essa fase na magia!! xD

Então vamos lá...



      A Lua Minguante é a fase de menor força de atração gravitacional da lua sobre a terra, é o mais baixo nível de volume de água no organismo e no planeta.

Nesta fase Lunar há uma necessidade de seguirmos com o fluxo. É momento de acolher a sabedoria e cura da Anciã, deixando que ela leve (ou traga) o que é necessário para nós.

Devemos nos interiorizar e entrarmos em estado de introspecção, analisando com sensibilidade o ciclo que passou, nossos atos, perdas e ganhos.

A Lua Minguante é o melhor momento para trabalhos de banimento e cura e também para términos, quando precisamos finalizar algo. Conversas difíceis podem ser tidas aqui, quando as pessoas estão com as emoções menos exarcebadas. Assim, em vez de terminar uma relação, podemos apenas dar fim a um mal-entendido conversando nesta fase da Lua em vez de na Lua Cheia.

     Esta é a face Anciã da Deusa. Ela traz cura, sabedoria e também o fim. Sendo que tudo isto pode ser relativo. Algo pode se iniciar aqui, trazendo cura ou sabedoria. Se não fosse assim nehuma criança seria concebida ou nasceria numa Lua Minguante. Na magia tudo deve ser interpretado com muita profundidade e sabedoria, se não cai-se no risco dos clichês, estereótipos e informações erradas ou deturpadas. Muitas vezes, por exemplo, o que parece ser uma coisa é outra!

Muitas são as manifestações da Deusa Anciã, para quais as pessoas dedicam essa fase lunar, a mais sitada é a Deusa Hécate, chamada na Idade Média como a Rainha das Bruxas, é uma Deidade do submundo e da Lua, embora muitos digam que Ela tenha uma aparência de jovem. É conhecida também como Deusa da encruzilhada, por mostrar e abrir caminhos, além de outras caracteristicas, e a maioria delas está incrivelmente associada mais para a Face Negra do que para a Anciã, até porque essas duas faces se parecem em alguns pontos... Enfim, não conheço muito sobre essa Deusa, o que sabia mais ou menos, eu postei...


Bençãos, Amor, Paz e Boa Celebração! xD

Textos inspirados nos sites Anna Maça, Magia Zen e Wikipedia!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Ciclo do Deus - Sabaths

Com um Sabath chegando por aí, decidi postar sobre O Ciclo do Deus! Na verdade eu queria falar sobre algo do Deus pois jah tinha falado muito sobre a Deusa e é claro que eu não podia esquecer de sua versão masculina, né?! Aí uni o util ao agradável, ou algo assim(rs)!

Pois bem... o Sabath que vem por aí, é o Lughnasadh dia 1º de Fevereiro(para quem segue a Roda Norte é Imbolc, já explicarei sobre a roda do ano)!

O Ciclo da Deusa é vista pela Lua, que é dividida em quatro Esbaths - Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante - em um mês, já o Ciclo do Deus, chamado Roda do Ano, é visto pelo Sol, que é dividido em oito Sabas - Yule, Imbolc, Ostara, Beltane, Litha, Lughnasadh, Mabon e Samhaim - em um ano! E Assim como a Deusa o Deus também tem suas faces: A Criança da Promessa, O Caçador, Guerreiro e Fertilizador, O Sábio e o Negro!

A Roda do Ano como foi dito é dividido em oito, cada Sabath além de representar um dos aspectos do Deus também marca o início e o término de um ciclo da própria natureza, assim como as estações do ano. Há quem celebre essas datas de acordo com o Hemisfério Norte, mas eu prefiro seguir a Roda Sul porque faz muito mais sentido, por exemplo, como vou celebrar o auge do Inverno(Yule) no auge do Verão(Litha)?! Mas cada um segue o que o seu coração e sua intuição manda, não é?! Então vamos á Roda!


A RODA DO ANO

  • Yule - Em Yule, o Deus é a Criança da Promessa, aquele que nasce trazendo sua luz e calor, para afastar o frio e a escuridão do inverno. É celebrado o auge do inverno, é a noite mais longa do ano. No Hemisfério Sul é celebrado no dia 21/22 de Junho e no Hemisfério Norte no dia 21/22 de Dezembro. 

  • Imbolc - A Criança cresce forte, a Deusa a amamenta e protege. Celebra-se o aumento do poder do Sol e a reanimação da Terra para plantio. A duração do dia começa a aumentar e o da noite a diminuir. É muito comum dedicar esse festival á Deusa Brigit, a deusa celta do fogo, da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas. Ela também é deidade associada à profecia, à divinação e à cura. É celebrado o anúncio da Primavera. No Hemisfério Sul é celebrado dia 1º de Agosto e no Hemisfério Norte dia 1° de Fevereiro.

  • Ostara - O Deus já não é mais uma criança, agora Ele é o jovem caçador e fertilizador. O poder do Sol aumenta em poder, o dia e a noite são iguais, a Terra já começa a florescer, hora para plantarmos nossos desejos. Muitos dedicam essa celebração á Deusa Eostre, Deusa anglo-saxã da fertilidade. É marcado o auge da Primevera, celebrado dia 21/22 de Setembro no HS e dia 21/22 de Março no HN.

  • Beltane - O Fogo, a Luz e a nova vida dançam em alegria em toda a criação. Nesse Sabath é celebrado o Casamento Divino entre a Deusa e o Deus, os dois se unem para fazer nascer tudo e todos, é a época da fertilização da Terra para o plantio. É anunciada a chegada do Verão, o dia começa a ser mais longo que a noite. É celebrado no dia 1º de Novembro no HS e dia 1º de Maio no HN.


  • Litha - Após a união da Deusa e do Deus em Beltane, O Deus está adulto, um homem formado, e tornou pai dos grãos. Em sua plenitude, Ele traz o calor , a luz e a promessa total de fertilização com o sucesso do enlace feito com a Deusa. É marcado o auge do Deus e do Verão, é o dia mais longo do ano. Celebrado no dia 21/22 de Dezembro, HS e 21/22 de Junho, HN.

  • Lughnasadh - O Deus após o Seu ápice, começa a decair. É a época da 1ª colheita, o do trigo. Esse festival é de agradecimento por tudo que colhemos. O Deus agora é o Senhor das florestas, com sua flauta Ele encanta a todos. A duração do Dia começa a ficar menor. É anunciado o início do Outono. Celebra-se no dia 1° de Fevereiro no HS e dia 1º de  Agosto no HN.


  • Mabon - O Deus já está chegando ao Seu fim, está Velho e Sábio,. É a época da 2º colheita. Agradecemos tudo o que os Deuses nos ofereceram. O dia e a noite tem a mesma duração. É o auge do Outono. Sabath celebrado nos dias 21/22 de Março no HS e 21/22 de Setembro no HN.

  • Samhain - Então o Deus vai ao submundo, deixando Sua semente no ventre da Deusa, para que renasça em Yule. O Deus agora é Negro, tendo consigo os mistérios da Morte e do Renascimento. Samhain é o festival dos mortos. Essa é uma época de meditação e reflexão, sobre os ciclos da natureza, da vida e da morte. Época de nos conectarmos e honrarmos com a energia dos nossos antepassados e de todos aqueles espíritos e seres que nos auxiliaram em nossa caminhada, pois é uma época em que o véu entre os mundos se torna mais tênue. a noite começa a ficar mais longa que o dia. É o fim de um ano e o começo de um outro, todos os poderes da regeneração e renascimento estão no auge. Marca o rigoroso Inverno chegando, Celebrado no dia 31 de Abril ou 1º de Maio no HS e 31 de Outubro ou 1º de Novembro no HN.
          E assim se termina a Roda do Ano para recomeçar em Yule, tudo é um circulo, termina uma coisa para começar outra, como é dito naquele famoso filme da Disney, "O Rei Leão", é um ciclo sem fim!(rs)


Bençãos e Paz

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Deusas Mães (Gaia)

Bem...

As Deusas Mães das quais me refiro são NOSSAS mães, são Deusas que "geraram" um filho físico que, além de honrar sua Mãe, faz os serviços Dela na Terra! Ainda não consigo definir ou explicar bem e sem parecer meio louco!!hehe

E como prometi a um amigo estou aqui para postar sobre sua Deusa Mãe: Gaia!






Gaia, na mitologia Grega é a primeira, que por Sua própria vontade gerou Urano para ser seu companheiro! Ele ficou soberano de tudo, e com medo de perder esse posto, trancafiou seus filhos no ventre de Gaia, mas com Sua sabedoria, Gaia consegue reverter essa situação, dando a Seu filho, Cronos, o lugar de Urano, mas repetindo os atos do pai, Cronos é destronado por Seu filho Zeus, que também seguiu os conselhos de Gaia, terminando com essa corrente, mas mesmo assim bem por pouco não se repete! Mas não estou aqui para falar da Mitologia e sim dessa Divindade em específica!

Ela pra mim é a Mãe Terra, a Geradora, o Grande Útero! Os Seus filhos se apegam muito aos animais e seres incluindo os invisíveis, e da própria natureza em geral(por que será?! rsrs) e tendem a ter o dom da cura, pois da Terra é possível obter esse poder!

E quando Ela está meio que de "mal-humor" todos nós sentimos isso, até mesmo quem não é sensível ao oculto sabe que tem algo de errado! Mas ultimamente Ela tem todos os motivos para se irritar, pois as pessoas esqueceram o quanto Ela deve ser respeitada! E um dos deveres de seus filhos é esse: cuidar de seu corpo e ajudar as pessoas a entenderem que Ela precisa de respeito e cuidados!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Ciclo da Deusa - Esbaths

Saudações...

Ontem celebrei a Lua Cheia ou seja celebrei um Esbath...

Que por sinal foi bem forte e pude sentir coisas das quais não tinha sentido antes tão forte assim, desde quando eu me lembro pelo menos! xD

E que me deu até inspiração para escrever aqui!! hehe

Esbaths são celebrações às fases da Lua, que por sua vez são representações das faces da Deusa! Uns dizem que são três: a jovem, a mãe e a anciã! Mas para mim não é bem assim não!!

Para mim a Deusa tem 4 faces: A Virgem/Jovem, a Mãe, a Anciã/Sábia e a Negra!




 - A Virgem ou Jovem, representada pela fase da lua crescente, é aquela "na flor da idade", a moça que de ingênua e de fraca não tem nada, porque se preciso Ela luta com todas as forças, pois também é caçadora e guerreira!



 - A Mãe, representada pela lua cheia, é a mãe acolhedora e protetora, mas que também sabe castigar se necessário!



 - A Anciã ou Sábia, representada pela lua minguante, é a Senhora do Conhecimento e das Artes Mágicas!



 - A Negra, representada pela própria lua negra(explicarei já já sobre ela), é a misteriosa, a Senhora dos mistérios, do desconhecido, do que reside no interior de cada um de nós, do oculto, da morte, do submundo, da mudança, da obscuridade, etc.!


As Fases da Lua: Muitos sites dizem sobre as fases da lua e os feitiços que devem ser feito em cada uma delas, embora muitos dizem que não se deve fazer na Nova e conseqüentemente na Negra porque é uma a fase da Lua que é utilizada somente para feitiços de Magia Negra< aff >, bobagem!

Na lua nova a Deusa não é mais uma anciã, mas também não é uma jovem! Uns dizem que é quando ela descansa! Quem sabe?! Por isso que geralmente os feitiços que são feitos nessa lua é para vizar algo que ainda está por vir algo que você fortalecerá na crescente! Como uma criança que sonha com seu futuro e ao chegar na adolescência(crescente), Ela fortalece esses sonhos para que se concretize!

A Lua Negra é a lua que fica entre a minguante e a nova, é quando o disco lunar desaparece por inteiro no céu! É quando a Deusa vai ao submundo e conhece todos os mistérios! Os feitiços realizados nessa lua - que dura em media 2 a 3 dias - é para introspecção e autoconhecimento!


   Os Esbaths celebram cada caracteristica dessas para nos conectarmos com Ela e suas mudanças. Embora não seja só isso o Deus também tem seu ciclo que é chamado de Sabath! Mas isso eu explico em outro post!

Bençãos e Paz

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Altar e os Instrumentos Mágicos

Bem, eu comprei uma bancada nova para por meu altar!

E antes de arrumar ele em seu novo lugar decidi postar aqui sobre altares e instrumentos mágicos na bruxaria!

Primeiro sobre os instrumentos...

Bem, os instrumentos são muitos os utilizados, dentre eles o Athame/Punhal, o Bastão/Varinha, o Cálice, o Incensário, Castiçais, Pedras/Cristais, o Caldeirão e a Vassoura, claro. E muitos outros.

Eu sou uma pessoa que quando se trata da bruxaria prefiro utilizar das coisas mais naturais a coisas exuberantes e metalizadas, então os instrumentos ritualísticos que utilizo mais são os indicados acima, e mesmo assim o mais natural possível. O resto é tudo natural, emprestado da natureza, utilizado e depois devolvido com inúmeros agradecimentos!

Detalharei sobre cada instrumento na bruxaria em um próximo post...

Agora sobre o altar...

Um altar pode ser móvel ou fixo. Não preciso explicar muito sobre eles, o móvel é aquele que você monta e desmonta assim que desejar e o fixo, bem, é fixo(rs), claro q você pode e deve dar uma arrumada, uma limpeza nele, até porque o Altar é o local onde você se conecta com a Divindade, é sua "morada" e você não quer deixar a Divindade habitar em um local onde esteja bagunçado e sujo, até porque você também não gostaria de morar em um lugar assim, não é?!(rs) Fora as brincadeiras sérias, é praticamente pra isso que serve um altar, conectar você ao que você nessecitar no momento, caso seja móvel, ou se for fixo, representar a natureza, o Deus e a Deusa, etc! O altar é uma coisa particular que vai de cada um ter como quer, representar quem ou o que quer, e por nele o que achar necessário!

Bem... Eu não me contento com um só altar, tenho o Altar Principal com os meus instrumentos, representação da Deusa e do Deus e dos elementos, coisas que praticamente sempre tem em um altar de um bruxo(a), além de outras coisinhas que acrescentei, como representação de meu animal guardião, meu baralho, pentagrama e por aí vai! Os outros são mais específicos com as energias e/ou Divindades que quero representar ali, a maioria deles são móveis, monto quando necessário, e os outros são dos meus Deuses pessoais, a quem presto culto.

Algumas pessoas não podem ter um altar fixo, devido a espaço, privacidade ou proibição de alguém! Então geralmente essas pessoas utilizam altares móveis, vão á um parque, sítio ou algum outro lugar natural e faz de lá um altar, ou se não é possível ir, simplesmente feche os olhos e imagine o mais belo dos altares, não é necessário ter um altar material para se conectar aos Deuses, até porque fazemos parte da Divindade, então logo Ela reside em nós. O bom da bruxaria é que não tem uma regra ou doutrina - fora as éticas das bruxas e leis universais, que falarei sobre depois - então adapte, o culto aos Deuses as suas necessidades, sem medo, adore aos Deuses de forma digna e honrada, mas não se preocupe se faz com uma grande espada na sua mão ou um lindo manto sobre seu corpo, deixe as cerimonias para os cerimonialistas, porque fazem parte das suas crenças, mas na bruxaria natural não é necessário nada disso! =P

Bençãos e até o proximo post.

Ankh, Udja, Seneb

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Começo - O Porquê

Por que fazer um blog?!

Bem foi meio que uma epifania! Escrever o que estou sentindo, passando e aprendendo no momento...

E por que não compartilhar dessas experiências?! Então resolvi utilizar de um blog para isso!

Ou seja meus posts conterão aprendizados sobre magia, na teoria e algumas praticas, mas também pensamentos meus sobre um determinado assunto, e se bobear até muito mais coisas!! xD

Bênçãos

Ank, Udja, Seneb