Pois bem... o Sabath que vem por aí, é o Lughnasadh dia 1º de Fevereiro(para quem segue a Roda Norte é Imbolc, já explicarei sobre a roda do ano)!
O Ciclo da Deusa é vista pela Lua, que é dividida em quatro Esbaths - Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante - em um mês, já o Ciclo do Deus, chamado Roda do Ano, é visto pelo Sol, que é dividido em oito Sabas - Yule, Imbolc, Ostara, Beltane, Litha, Lughnasadh, Mabon e Samhaim - em um ano! E Assim como a Deusa o Deus também tem suas faces: A Criança da Promessa, O Caçador, Guerreiro e Fertilizador, O Sábio e o Negro!
A Roda do Ano como foi dito é dividido em oito, cada Sabath além de representar um dos aspectos do Deus também marca o início e o término de um ciclo da própria natureza, assim como as estações do ano. Há quem celebre essas datas de acordo com o Hemisfério Norte, mas eu prefiro seguir a Roda Sul porque faz muito mais sentido, por exemplo, como vou celebrar o auge do Inverno(Yule) no auge do Verão(Litha)?! Mas cada um segue o que o seu coração e sua intuição manda, não é?! Então vamos á Roda!
A RODA DO ANO
- Yule - Em Yule, o Deus é a Criança da Promessa, aquele que nasce trazendo sua luz e calor, para afastar o frio e a escuridão do inverno. É celebrado o auge do inverno, é a noite mais longa do ano. No Hemisfério Sul é celebrado no dia 21/22 de Junho e no Hemisfério Norte no dia 21/22 de Dezembro.
- Imbolc - A Criança cresce forte, a Deusa a amamenta e protege. Celebra-se o aumento do poder do Sol e a reanimação da Terra para plantio. A duração do dia começa a aumentar e o da noite a diminuir. É muito comum dedicar esse festival á Deusa Brigit, a deusa celta do fogo, da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas. Ela também é deidade associada à profecia, à divinação e à cura. É celebrado o anúncio da Primavera. No Hemisfério Sul é celebrado dia 1º de Agosto e no Hemisfério Norte dia 1° de Fevereiro.
- Ostara - O Deus já não é mais uma criança, agora Ele é o jovem caçador e fertilizador. O poder do Sol aumenta em poder, o dia e a noite são iguais, a Terra já começa a florescer, hora para plantarmos nossos desejos. Muitos dedicam essa celebração á Deusa Eostre, Deusa anglo-saxã da fertilidade. É marcado o auge da Primevera, celebrado dia 21/22 de Setembro no HS e dia 21/22 de Março no HN.
- Beltane - O Fogo, a Luz e a nova vida dançam em alegria em toda a criação. Nesse Sabath é celebrado o Casamento Divino entre a Deusa e o Deus, os dois se unem para fazer nascer tudo e todos, é a época da fertilização da Terra para o plantio. É anunciada a chegada do Verão, o dia começa a ser mais longo que a noite. É celebrado no dia 1º de Novembro no HS e dia 1º de Maio no HN.
- Litha - Após a união da Deusa e do Deus em Beltane, O Deus está adulto, um homem formado, e tornou pai dos grãos. Em sua plenitude, Ele traz o calor , a luz e a promessa total de fertilização com o sucesso do enlace feito com a Deusa. É marcado o auge do Deus e do Verão, é o dia mais longo do ano. Celebrado no dia 21/22 de Dezembro, HS e 21/22 de Junho, HN.
- Lughnasadh - O Deus após o Seu ápice, começa a decair. É a época da 1ª colheita, o do trigo. Esse festival é de agradecimento por tudo que colhemos. O Deus agora é o Senhor das florestas, com sua flauta Ele encanta a todos. A duração do Dia começa a ficar menor. É anunciado o início do Outono. Celebra-se no dia 1° de Fevereiro no HS e dia 1º de Agosto no HN.
- Mabon - O Deus já está chegando ao Seu fim, está Velho e Sábio,. É a época da 2º colheita. Agradecemos tudo o que os Deuses nos ofereceram. O dia e a noite tem a mesma duração. É o auge do Outono. Sabath celebrado nos dias 21/22 de Março no HS e 21/22 de Setembro no HN.
- Samhain - Então o Deus vai ao submundo, deixando Sua semente no ventre da Deusa, para que renasça em Yule. O Deus agora é Negro, tendo consigo os mistérios da Morte e do Renascimento. Samhain é o festival dos mortos. Essa é uma época de meditação e reflexão, sobre os ciclos da natureza, da vida e da morte. Época de nos conectarmos e honrarmos com a energia dos nossos antepassados e de todos aqueles espíritos e seres que nos auxiliaram em nossa caminhada, pois é uma época em que o véu entre os mundos se torna mais tênue. a noite começa a ficar mais longa que o dia. É o fim de um ano e o começo de um outro, todos os poderes da regeneração e renascimento estão no auge. Marca o rigoroso Inverno chegando, Celebrado no dia 31 de Abril ou 1º de Maio no HS e 31 de Outubro ou 1º de Novembro no HN.
E assim se termina a Roda do Ano para recomeçar em Yule, tudo é um circulo, termina uma coisa para começar outra, como é dito naquele famoso filme da Disney, "O Rei Leão", é um ciclo sem fim!(rs)
Bençãos e Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário