quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Hemisfério Norte x Hemisfério Sul






Há muito tempo existe a questão, pelo menos aqui no Brasil, de "Hemisfério Norte ou Hemisfério Sul, qual seguir?"

Alguns(Grupo 1) defendem a ideia de seguir a roda Norte pelo fato de que a religião em questão(wicca, por exemplo) é embasada nas energias do hemisfério norte e por isso deve se manter essa tradição. Além de toda a egrégora estar estabelecida desta forma.

Outros(Grupo 2), defendem seguir a roda Sul, pelo simples fato de que é onde essa pessoa está(caso do Brasil). Além de que seria "estranho" comemorar Litha(Solstício de verão) em pleno Inverno, por exemplo.

Tem ainda(Grupo 3) quem defenda a ideia de misturar os dois. Onde, nos equinócios e solstícios seguiria a Roda Sul para não diferenciar das estações do local e os outros rituais seriam celebrados seguindo a roda Norte.

Pois bem, vamos elaborar...


De início, posso dizer, pela minha opinião e experiência, que acho muito estranho a ideia do Grupo 3. Pois, como já diz o nome, é uma Roda e ela deve ser cíclica, como vou hoje celebrar Samhain(A morte/enfraquecimento do Sol/Deus), daqui a 1 mês e meio celebrar Litha(O auge do Sol/Deus) e mais 1 mês e meio depois celebrar Imbolc(Fortalecimento do Sol/Deus)? Eu não posso opinar muito, pois nunca pratiquei desta forma. E se dá certo para você. Legal, faça. Mas ainda acho estranho, me parece não ser cíclico.

Dito isso, a maior parte da "polêmica" é entre o Grupo 1 e o Grupo 2.

No início de minha caminhada pagã. Eu estava no Grupo 2, pois era o que fazia sentido para mim. Seguir os ciclos sazonais da minha região.

Passado algum tempo passei a me enquadrar no Grupo 1, pois entendo que a partir do momento que faço parte de uma crença/egrégora com um "calendário" já estabelecido devo praticar aquilo que condiz às práticas. Vou dar um exemplo, um kemético(Reconstrucionismo Egípcio) é uma prática pagã do hemisfério norte, tem seu calendário e práticas estabelecidas de acordo com as energias do hemisfério norte, quando um adepto dessa religião vai para o hemisfério sul suas práticas não mudam por causa disso, pois essa pessoa continua acessando a egrégora de toda uma tradição pré-estabelecida. Do mesmo modo que se um Tupi-Guarani(Nativo Brasileiro) sair daqui e ir dar "um passeio" no hemisfério norte, suas crenças e práticas permaneceriam a mesma coisa. Então, pouco importa onde a pessoa está, suas práticas e celebrações permanecem o estabelecido.

Porém, recentemente fiquei com vontade de modificar meu calendário de práticas pessoais, encaixando melhor os caminhos que sigo e deixando-o mais dinâmico. Depois de pesquisas e meditações com minhas Divindades e entidades, cheguei à seguinte conclusão:

Eu, como um magista, entendo que a roda é muito mais que celebrar as estações, existem outras coisas "por trás" disso tudo. Existem energias/vibrações que influenciam as mudanças de acordo com local, egrégora, astros, estrelas, etc.
E isso ultrapassa as celebrações, envolve os rituais, correspondências, feitiços e encantamentos.

E se você se lembrar da astrologia, e tiver um básico conhecimento sobre ela, entenderá perfeitamente isso. Pois independente do local que você esteja no mundo você ainda terá as mesmas vibrações e influências que uma outra pessoa que esteja do outro lado do mundo tem. O signo de Áries é o primeiro signo do zodíaco e ele começa no equinócio de primavera(hemisfério norte), ou seja, ostara. Então mesmo que você esteja no Sul e celebrando o equinócio de outono ainda sim a energia que te influencia no momento é de início e não de término(como seria se celebrasse o mabom). Já a celebração de Samhain(31/10) está em influência do signo de Escorpião, que por sua vez é regido por Plutão(que leva o nome do Deus Romano do Submundo). Do mesmo modo que se uma pessoa que nasce no dia 25/06 será do signo de Gêmeos, estando no hemisfério Sul ou Norte. Entende a questão?

As celebrações são marcos de mudanças ou fortalecimentos de energias e/ou vibrações específicas pelo mundo todo e não somente em uma parte. Quer confirmar, pegue calendários de celebrações sazonais de povos diferentes e compare-os e você verá o que estou dizendo.

Porém, como bruxo devo celebrar e estar de acordo com a sazonalidade do local em que vivo, em outras palavras, devo estar em sintonia com a terra em que piso e honro como bruxo.

Então fica a pergunta: Como devo então fazer?

Vou colocar um exemplo de como seria a Roda do Ano aqui no hemisfério Sul, celebrando as estações do sul, mas seguindo a tradição dos antigos:

21/03 - Ostara, início de um novo ciclo. Celebrando o equinócio de Outono(hemisfério sul)com todas as correspondências sazonais, porém celebrando o início de um novo ciclo, plantações de novas ideias e planos.

01/05 - Beltane, celebrando a fertilidade, prosperidade e o fortalecimento de idéias, planos, etc. O mês de Maio não é conhecido como "O Mês das Noivas" por acaso.

21/06 - Litha, a primeira colheita. Nesse momento pare e observe o que você plantou(ideias, planos, movimentos, etc) até agora e veja como cresceu e amadureceu, como está pronto para ser "colhido" seus frutos. Embora nesse momento estejamos celebrando também o solstício de inverno, não implica em muita coisa, porque(pelo menos onde estou) isso indica que teremos vários dias sem chuvas e nunca deixamos de sentir o sol. Mesmo que onde você esteja faça frio, acenda as fogueiras de Litha pedindo o calor do Deus Sol que está no seu auge. E nesse momento temos as festas Juninas aqui no Brasil, também não é mera coincidência, aquele ato de pular fogueira não apareceu do nada! 

01/08 - Lammas, segunda colheita. É o momento de "colher" o que plantamos durante o ano, celebrar as conquistas feitas e meditar nas derrotas e aprender com elas.

21/09 - Mabon, ultima colheita. Equinócio de primavera, porém sabemos que o fim do ciclo está próximo, começamos a nos preparar para o fim do ano.

31/10 - Samhain, fim do antigo ciclo. Nesse momento refletimos muito como foi nosso ano: onde acertamos, onde erramos, onde podemos fazer diferente no próximo. Época de lembrarmos e honrarmos os ancestrais. Morte do Deus. Novamente, o Halloween não está aqui por acaso.

21/12 - Yule, novo ano, celebramos o renascimento do Deus, e a promessa de um novo ciclo chegando. Celebramos o solstício de verão(quer comemoração melhor para celebrar renascimento do sol?), embora seja uma estação quente, ela é muito chuvosa e o sol quase não aparece(nos faz lembrar o inverno do hemisfério norte, que ocorre nessa época). Não preciso falar do Natal, né?!

01/02 - Imbolc, o ano já começou, mas ainda estamos fazendo nossos planos para esse novo ciclo e que poremos em prática em Ostara. Essa celebração é focada na limpeza, seja físico ou espiritual, na preparação para que o próximo ciclo começasse "limpo". Alguns fazem isso até Ostara. Isso lembra a quaresma Judaico-cristã? Pois é.

Lembrando, que isso é apenas um exemplo¹ e é baseado na Roda do Ano wiccano. Se você não é wiccano(ou de outra prática com calendário preestabelecido) pode modificá-la e torna-la mais pessoal e próximo das suas práticas, como celebrar os 8 sabaths e as mudanças de estações em separado(celebrará 12 rituais no total), ou celebrar somente os 4 maiores(como alguns reconstrucionistas celtas fazem), ou criar uma roda diferente, pois por não estar preso(a) a uma egrégora específica, pode-se criar um novo calendário. O que quis mostrar é que é possível celebrar a egrégora proposta pelo Sabath e ainda celebrar o solstício ou equinócio em que você está passando sem problemas. 


Concluindo...

Não estou aqui dizendo "Uma verdade incontestável". Esses são os meus pensamentos e insights que tive ao reformular meu calendário pessoal e estou passando adiante. Que posso até mudar de ideia no futuro, quem sabe?
Mas você pode seguir a roda que quiser, a que te deixa mais confortável. Seja a Norte, a Sul, a Mista, ou nenhuma delas e sim uma pessoal que você mesmo criou se baseando em seus aprendizados, ou de outras práticas. Tanto faz. O importante é que você saiba para que e por que você faz isso, e o que te proporciona celebrar essas datas.

No mais.

Bênçãos, Paz e Prosperidades.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

¹ Se quiser outro exemplo, busque no google por "Calendário Piaga". É um calendário baseado na Roda do Ano Wiccana que uma tradição do Piauí fez e é bem legal.

* A imagem utilizada nessa postagem foi encontrada na internet e modificada por mim para que as estações ficassem de acordo com o proposto no texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário