Olá, pessoas...
Bom, quem lê meus posts sabe(ou pelo menos percebe) que sou Pagão, Kemético e estudante e praticante de Bruxaria, Magia e afins.
E o que isso tem a ver com o post? É que cada lugar, cada pensamento, cada ideologia, cada crença estruturada tem uma visão do que é a vida e a morte. E eu gostaria de compartilhar aqui minha visão sobre o assunto aproveitando para dedicar esse texto à Wesir(Osíris), Senhor e Juiz do Duat.
Então, vamos lá...
Como o paganismo enxerga esse assunto? Não tenho como estruturar isso, pois o (neo)paganismo/bruxaria é enorme em questão de crenças e tradições diferentes e cada um entende do assunto como lhe convém. Porém, em geral, se acredita na vida, na morte e na reencarnação como um ciclo infinito.
Já os Keméticos tem a crença de que ao morrer passa-se pelo julgamento no Tribunal de Wesir, onde seu coração é pesado na balança contra o peso da pena de Ma'at. Caso seu coração seja mais pesado que a pena você é devorado por Ammit e assim deixa de existir. Caso contrário poderá passar a viver no Duat(Reino dos Mortos) por toda a eternidade tranquilamente.
E em se falando de uma pessoa que pratica magia e afins, posso dizer que como no caso do paganismo cada pessoa tem sua crença, baseada nos seus estudos e práticas mágicas(sem falar nas crenças pessoais de sua religião, caso tenha uma). Mas, em geral, acredita-se na reencarnação muito próximo do que os Budistas e os Espíritas acreditam: que você reencarna até atingir um estado alto de evolução para "seguir em frente".
Mas então, com vários entendimentos com qual eu me identifico? Bom, antes de explanar devo lembrar que tudo é baseado na minha experiência, estudo, práticas e até vivendo a vida. Por isso não quero que fique como uma verdade universal e sim uma base para você refletir sobre o assunto e chegar às suas próprias conclusões. Até porque o que vou dizer é meu entendimento HOJE sobre o assunto e pode até ser que amanhã eu pense diferente.
Vamos lá... Eu entendo como uma pessoa pagã, bruxo/mago e kemético que a vida é cíclica como tudo no universo e que estamos em constantes nascimentos, mortes e renascimentos. Acredito que nós estamos aqui para viver, experimentar e aprender, é inclusive o tal "sentido da vida" que muitos procuram, quando essa vida "acaba" você começa outra em outro lugar para experimentar e aprender de outras formas e assim por diante. Que é, para mim, a figura de Wesir, Ele representa a renovação. Quem sabe Sua mitologia, sabe que Ele não "ressuscitou" para a mesma vida, Ele nasceu de novo para uma nova vida.
E é assim que eu vejo a morte: é o nascimento para uma outra vida.
E como seria um ciclo? Bom, resumindo, seria mais ou menos assim:
Eu nasci, aprendi e experimentei, morri, encontrei com Wesir* em Seu tribunal do outro lado e debatemos sobre minha vida e minhas experiências e ações, vemos que vivi bem e que posso escolher continuar do "outro lado" aprendendo ou voltar e aprender mais aqui ou até ficar lá um pouco e depois voltar para continuar o ciclo e assim sucessivamente.
E você, o que você acha?
Que Wesir traga renovação e muita prosperidade.
Dua Wesir, Senhor do Renascimento, Juíz do Reino dos Mortos e Grande Rei do Duat. o//
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Nesse caso é Wesir por ser minha divindade de culto, se você segue o panteão Grego encontraria com Hades ou Hécate, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário