sábado, 10 de dezembro de 2016

Diferentes formas de devoção.




Então...

É complicado essa questão, mas vamos lá...

Um texto me fez refletir muito sobre o assunto. Não vou colocar o link do texto aqui por não o ter mais, dei uma busca no google e não achei. Contudo, acredito que você já tenha esbarrado com ele por aí. Ele falava da "facilidade" com que os tempos modernos deixou o culto aos Deuses antigos. Dizia que nos tempos antigos uma sacerdotisa de Afrodite era uma prostituta sagrada, pois oferecia seu corpo à Deusa e ao Seu templo em forma de devoção. Que um soldado iria para a guerra em honra à Ares e morreria feliz por isso.

Pois bem... Será que é verdade?

domingo, 3 de julho de 2016

Paganismo e visão política




Bom....

Este é um tema polêmico e como diz o ditado: "Política e Religião não se discute", mas vamos envolver os dois assuntos nesse post.

De início quero dizer que tudo o que será desenvolvido a partir disto será minha, e apenas minha, visão sobre o assunto em questão. Não represento nenhum sistema ou organização política e nem sou um especialista no assunto. Porém, decidi compartilhar a questão aqui.

Tudo começa com uma frase que escutei há um tempo atrás: depois de dizer que preferia o sistema capitalista(embora tenha várias falhas, concordo, mas dentre os sistemas conhecidos, para mim, é o "menos pior") ouvi de um amigo "Você é gay e pagão não pode se alinhar a esse tipo de pensamento. Você tem que ser de esquerda!".

No momento em que ouvi a determinada frase pensei comigo "quem é ele pra dizer que pensamentos eu deveria me alinhar?", mas como uma boa pessoa justa que tento ser, absorvi a informação e fui me informar sobre "a esquerda", e abaixo se encontra minha opinião.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Iniciação x Sacerdócio




Bom...

Esse é um assunto complicado! Pois pode mexer com o ego de muita gente por aí... Mas vamos lá...

Muita gente que estuda a Wicca(ou outras religiões iniciáticas) entende que a partir do momento que passa pela iniciação ela se torna automaticamente um sacerdote(isa). Desculpa te desiludir.... Mas NÃO é bem assim... A vida e as responsabilidades de um sacerdote é diferente da de um iniciado.

Para facilitar vou descrever um pouco como seria a minha concepção de "escala" dentro de uma tradição:

sábado, 26 de março de 2016

A Concepção de Vida, Morte e Renascimento - Per Wesir





Olá, pessoas...

Bom, quem lê meus posts sabe(ou pelo menos percebe) que sou Pagão, Kemético e estudante e praticante de Bruxaria, Magia e afins.

E o que isso tem a ver com o post? É que cada lugar, cada pensamento, cada ideologia, cada crença estruturada tem uma visão do que é a vida e a morte. E eu gostaria de compartilhar aqui minha visão sobre o assunto aproveitando para dedicar esse texto à Wesir(Osíris), Senhor e Juiz do Duat.

Então, vamos lá...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Hemisfério Norte x Hemisfério Sul






Há muito tempo existe a questão, pelo menos aqui no Brasil, de "Hemisfério Norte ou Hemisfério Sul, qual seguir?"

Alguns(Grupo 1) defendem a ideia de seguir a roda Norte pelo fato de que a religião em questão(wicca, por exemplo) é embasada nas energias do hemisfério norte e por isso deve se manter essa tradição. Além de toda a egrégora estar estabelecida desta forma.

Outros(Grupo 2), defendem seguir a roda Sul, pelo simples fato de que é onde essa pessoa está(caso do Brasil). Além de que seria "estranho" comemorar Litha(Solstício de verão) em pleno Inverno, por exemplo.

Tem ainda(Grupo 3) quem defenda a ideia de misturar os dois. Onde, nos equinócios e solstícios seguiria a Roda Sul para não diferenciar das estações do local e os outros rituais seriam celebrados seguindo a roda Norte.

Pois bem, vamos elaborar...